sábado, 25 de julho de 2015

Nova Maquete - Brand new layout

Fala pessoal, tudo bacana? eu espero que sim, 

bom vamos para mais um novo post, dessa vez o desafio será ENORNE, estou no inicio de tudo, mas principalmente para o projeto eu ja tenho o plano ja definido, será realmente um desafio em tanto.
Toda maquete basicamente tem um tema, a minha será basicamente uma mini baixada santista entre os anos de 1985 e 1995.





Patio ferroviário de Ana Costa



Teremos nessa maquete o pátio da ana costa na Fepasa, antiga EFS que ficava em Santos, esse pátio é muito grande, tive que reduzir muitas linhas para poder adaptar esse pátio no meu espaço, mas basicamente toda a área de oficinas, triângulo de reversão, linha do galpão e estação estão la, mas as linhas do pátio perdeu alguns linhas. Esse patio de ana costa será feito totalmente em bitola métrica HOn3, e na borda do pátio tera uma linha em bitola mista HOn3/HO para que todos os trens da maquete possam fazer a volta na maquete completa, mesmo que nunca tenha existido essa linha mista nesse pátio eu vou usar a "famosa licença poética".


Patio ferroviario de Paratinga



Logo em frente teremos o pátio de paratinga que fica no pé da serra, esse pátio é monstruoso e muito grande, tive que fazer uma super licença poética para poder fazer esse pátio na maquete, mas ele será bem comprido e tera linhas mista HOn3/HO e linhas da bitola larga HO, tera tb uma oficina somente para locomotivas da bitola larga HO. Basicamente todos os trens passaram por esse pátio, pois todo o trafego de composições entram e saem desse pátio. Tive que cortar o triângulo que era usado nesse pátio que servia para o pátio de samarita, como é uma maquete ferroviária não podemos colocar tudo que gostaríamos nesse espaço reduzido, mas foco nos principais pátios que para mim eram importantes quando tive a oportunidade de conhece los antes de desmantelarem eles.


Patio ferroviário de Cajati

Nesse espaço irei recriar o curto pátio de cajati que era ao mesmo tempo o fim dessa linha (Santos-Cajati). Como na vida real esse pátio era curtinho, conseguirei refaze-lo quase que como ele era antigamente, era basicamente meu fim de linha para a linha métrica da maquete, tera uma terminal de cimento e grãos nesse ramal.


Patio ferroviario de Evangelista de Souza 



Esse patio basicamente terá 3 linhas, uma principal em bitola mista HOn3/HO, e duas linha de bitola larga HO, será um pátio de passagem para a bitola métrica, e um pátio de vagões para a bitola larga. Terá a função de ligar os pátio de ana costa e paratinga no pé da serra, recebera os trens vindos de paratinga que servem o porto de Santos, em direção ao interior do Estado.

A maquete tera um bom espaço percorrendo as paredes do meu subsolo da minha casa, tera um metragem de 9 metros comprimento nas duas laterais e 4,60 metros nas duas paredes menores.
O traçado tera 3 niveis, o inferior 0cm (patio de paratinga), o intermediario 10cm de altura (patio de cajati) e 20cm de altura (patios ferroviarios de ana costa e evangelista de souza).
Os trilhos serão da micro engineering code 70 em bitola mista HOn3/HO, bitola métrica HOn3 e bitola larga HO. Os desvios serão um misto entre micro engineering code 70 e shinohara code 70.
Havera 4 túneis ao longo do traçado, haverá pontes, e duas partes moveis por conta das duas portas que existem no subsolo, elas serão moveis e terão 20cm de largura com pouca decoração.

Quero deixar aqui um grande abraço ao meu amigo Filipe Defacio que me deu um grande suporte e ajuda para elaborar esse enorme projeto, tantas e tantas noites de madrugada em um trabalho de cooperação total, fica aqui o meu imenso agradecimento a você Filipe, sem você isso não seria possível da maneira rápida e bem elabora como aconteceu, o trabalho em conjunto é tudo.

Bom é isso pessoal, conforme a maquete avança, eu vou atualizado aqui no site.

Grande abraços   

=====x=====x=====x=====x=====x=====x=====x=====x=====x=====x=====x=====x

  
Hello everyone, how are you doing? so here we go to a new post, at this time the challenge is very big, I'm starting a brand new layout, for this new project, I've already the map done, I've a long way to build this layout. Every layout has a theme, in my layout it will be a mini "baixada santista" between 1985 and 1995.

Yard of Ana Costa

We will have in this layout, the yard of ana costa - FEPASA, old EFS which was in Santos, this patio is very large, had to reduce a lot of lines to be able to adapt this yard in my space, but basically the whole area of workshops, reverse triangle, line the shed and station are there, but the yard has lost some lines. This yard ana costa will be fully done in metric gauge HOn3, and the edge of the yard will have a line in mixed gauge HOn3 / HO for all model trains can make the turn. Even if it has never had this mixed line in this yard, I'll use the famous "poetic license" to do that.

Yard of Paratinga

Just ahead we have Paratinga's yard stay at the foot of the mountain, this yard is monstrous and very large, had to make a super poetic license in order to make this yard fit it on my layout, but it will be very long and will have mixed lines HOn3 / HO and HO gauge, it will have a workshop only for locomotives HO gauge. Basically all trains will cross this yard, because all traffic compositions come from Paratinga and ana costa. I had to cut the triangle that was used in this yard that served to Samaritá yard, as a railway model can not put everything we would like in this small space, but focus on main yards that were important to me when I had the opportunity to know them prior to dismantle them.

Yard of Cajati

In this space I will recreate the short yard of cajati, that was at the same time the end of this line (Santos-Cajati). As in real life this yard was short, I'll be able to recreate it almost as it was before, will be basically my end line for the metric gauge, will have a cement terminal and grains in this yard.

Yard of Evangelista de Souza 

This yard basically have 3 lines, a major in mixed gauge HOn3 / HO, and two HO gauge lines. It will be a yard walkway to the meter gauge, and a yard wagons to HO gauge. Will serve to link the yard of  ana costa and Paratinga at the foot of the mountain, receiving the trains coming from Paratinga that serves the port of Santos, and going to interior of the state.

The model will have a good space covering the walls of my basement of my house, I will have a length of nine meters long on each side and 4.60 meters on the two smaller walls.
The route will have three levels, the lower 0cm (yard of Paratinga), the intermediate 10cm high (yard of cajati) and 20 cm high (yard of ana costa and evangelista de souza).
The rails will be micro engineering code 70 in mixed gauge HOn3 / HO, HO gauge and HOn3 narrow gauge. Turnouts will be a mix between micro engineering code 70 and Shinohara code 70.
There are four tunnels along the route, there are bridges, and two moving parts due to the two doors on my basement, they are mobile and will have 20 cm wide with little decoration.

Well that's it, as the model progresses, I'll update here on the site.

Big hugs

Nenhum comentário: