sábado, 11 de outubro de 2014

Cooper Bessemer GE 64t 3136 Metanol - Fepasa #

foto Rugillo Costa

Fala Galera, joia com vocês? Bacana, espero que sim, bom vamos la que hoje quero mostrar a vocês uma das minhas locomotivas preferidas, a 3136 que pertencia antigamente a Companhia Mogiana. 


Bom, ja havia mostrado a vocês anteriormente a outra cooper bessemer azul, basicamente é a mesma maquina, mas a 3136 é diferentes em muitos detalhes, tais como a própria pintura um pouco mais vermelho escuro que as outras cooper, alem disso ela teve alguns apetrechos instalados nela, alem de algumas tubulações diferentes.





Essa cooper foi a que mais serviu de laboratorio para a FEPASA na época, ela serviu para testarem o combustível metanol nela, ela rodando com esse combustível durou pouco tempo, depois voltou a rodar com o Diesel novamente, apesar de estar com a pintura do projeto metanol, a mesma rodou assim com essa pintura mas com Diesel, ate o fim da Fepasa.


Com a criação da ferroban, a pintura foi modificada, perdendo o famoso ''fepasão'' bem grande estampado na lateral, pouco tempo depois com o fim da ferroban e com a criação da ALL, a mesma foi repintada para os padrões da ALL, rodou assim ate ser desativada em bom estado.

Muitos devem pensar, que quando a ALL escolta uma maquina podemos declarar ja seu fim, assim como acontece com outras que ela encosta e muitas vezes ainda funcionando, se não fosse a ação rápida da ABPF no sentido de resgatar ela para preservação, hoje provavelmente teríamos ela apenas em fotos.

Ela seguiu para a associação, e la recebeu uma revisão no seu motor Diesel, alem claro de uma revisão completa na elétrica, mas o mais importante foi ela estar reacendendo com a pintura original da Mogiana, e recebendo o seu numero original de inscrição o 3.

Vamos a alguns detalhes, maquina feita pela GE, usando motor Cooper-Bessemer de 6 cilindros em linha, e desenvolvendo 600 CV com uso de turbo.



A minha maquina em HO foi construída usando como base a carcaça de uma GE 70t, onde a mesm foi totalmente retrabalha, com diminuição da altura da cabine, chanfros, remodelação das janelas, corpo longo modificado com acréscimo de 5mm, adição de novas portas, novas venezianas e grade dianteira diminuída e reposicionada, tampa dos cilindros modificada, caixa d'agua, entre outras muitas modificações feitas.


foto Marlus Cintra
foto Marlus Cintra





A mecânica foi utilizada de uma Kato RSC2, como redutores e o motor, pintura primorosa do Fabiano Louzada, nosso parceiro nas empreitada, esse projeto também contou com a colaboração do Carlao de minas, o Carlao dos Decais .
  
foto Rafael Correa 

É isso amigos, nos vemos em breve.  


Marlus Cintra

Hello everyone, How are you going?

So today I show you one of my favourite locomotive, the 3136 cooper bessemer Fepasa that comes from ''companhia magian de estradas de ferro''.

On my last post I had showed you another cooper bessemer the 3144 blue, technically they are the same locomotive, but the 3136 there are some special stuff such as the red dark paint, piping on the roof and platform.

This cooper was like a laboratory for Fepasa, they used it to test the new combustible ''metanol''. It was running with metanol not for longer, but even the tests has been over, it keeps the ''metanol'' scheme on it.

It keeps running like that until the end of fepasa, on the begin of ''ferroban'' they take out the fepasa and repainted the locomotive with a regular red on it, with the end of ''ferroban'' and with the creation of ''ALL - America Latina Logistica'' they repainted it again with his scheme paint. This machine keep running until the company has decided to retire it. In Brazil where a machine stop to work we know that it will be abandoned, but the ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviaria) has ordered to stay with this machine, because it was the last coober-bessemer still working properly and it was a legitime CM (Companhia Mogiana).

So after one year this machine gone to ABPF where was completely restored, nowadays it's running at ABPF in Campinas pushing tourist passenger train. It's actually running with his original number, in this case number 3.

Here are some information about it:

year 1954
fabrication GE
Engine Cooper-Bessemer six cylinders in line with turbo    
Horse Power 600

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