quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cooper Bessemer GE 64t 3144 - Fepasa #


Foto Mauricio Alves - bimbim
acervo Rafael Correa
 
 Eae Galera, tudo joia com vocês? espero que sim.

Bom então vamos la para mais um post novo, e desta vez a coisa foi difícil, mas muito difícil de ser feita, estamos falando da famosa cooper bessemer da Fepasa a gézinha 64ton, seu numero é o 3144.

Essa maquina é uma legitima ex-CM, terminada a CM, ela foi incorporada na criação da Fepasa, mas infelizmente a mesma não foi muito longe, e recebeu apenas a pintura da fase I azul.

Essa maquina foi muito pouca utilizada na fepasa, ficou apenas na manobra, ela foi baixada ainda na década de 80, eu a chamo de 3144 campinas, que foi onde a mesma foi baixada e cortada.



A confecção desta maquina exigiu muito tempo, pesquisa e muita paciência, pois o projeto começa com uma carcaça de GE 70t que é a sua prima maior. 

A dificuldade porem começa a surgir na mecânica, pois a única mecânica certa para essa maquina é de uma RSC-2 Kato, pois seu entre eixos são exatos para a cooper, mas a RSC2 é gigante não é? infelizmente sim, pois é ae que começa o pesadelo, tudo teve que ser redimensionado, tudo mesmo, o truque teve a sua torre cortada e reposicionada, a base do truque teve que ser rebaixada, as rodas originais tiverem que ser trocadas por outras de vagão da Kato, o motor teve os dois volantes retirados e apenas em um dos lados recebeu um novo volante reduzidos de atlas s2.

 


Bom depois de tudo cortado, serrado, redimensionado, era a hora da montagem, novo chassis, elétrica nova, leds nos faróis e muitas outras modificações, a carcaça foi alongada em 5mm, as tampas da cabine foram refeitas e as laterais do teto foram chanfradas, nova caixa d'água feita no teto, escarpamento redimensionado e vazado, nova tampa do compartimento do motor feita e do tamanho certo, cabine rebaixada, nova caixa de ferramentas na cabine e janelas redimensionadas, grade do radiador reposicionada, mesa alongada, e para terminar faróis em latão feitos pelo romulo.

Os acabamentos de truques foram outras dores de cabeça a cumprir, pois foram feitos na mão um a um, as molas das barras equalizadoras são da kadde, a pintura foi feita pelo Fabiano Louzada que é sempre um parceirão da gente.



Bom o resultado foi uma maquina diferente do que vemos hoje em dia, esta rodando muito bem com dcc da nce e motor kato.

Espero que gostem pessoal, ainda vou fazer fotos das outras 3 outras irmãs dela que foram feitas ao mesmo tempo.

Abraços

Marlus Cintra

Hey everyone, how are you doing? I hope everything good for you guys. So today I show you one of my preferred locomotive, this is a Cooper Besser Ge64t fepasa.
Originally came from CM (Companhia Mogiana de estradas de ferro), it was used  until the end of this company at late 70.

After it was used at Fepasa in its begin, but his life in this new company wasn't far. It was used principally to do some manoeuvre. It was abandoned and was cut at late 80.

So I decided to do this machine because I want to rescue Fepasa in miniature HO between 1980 and 1997, so for me was a pleasure to rescue this machine from the pictures and give him a new life in HO.

The construction of this machine wasn't easy, because there is nothing similar at the market. The begin to that was using a GE 70t body shell that comes from Bachmann, but it has been completely modified.

The long hood was elongated,  new doors were added, new crankshaft door, new front end grille, new headlight box in brass, new frame, new finished trucks, the cabin was cut off in 5mm, new windows, and much more.

The complete engine comes from a Kato RSC-2 that provides the same axle distance to use in this project, but some modification were necessary in one truck, the tower was cut off and was repositioned, it was necessary because the space inside is so small and the tower was touching the cabin, another modification was on the flywheels, both were removed, because they are big, I needed to replace for a small that came from atlas s2, but only one side was used, the other one was used a driveshaft connected directly on the truck.

This project was complicated to be made, I made 3 others in the same time, this is the first that I show. The paint job was made by Fabiano Louzada as well.

So guys I stop here, as soon I can, I show the others for you.

Marlus 

Nenhum comentário: