terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cooper Bessemer 3128 Fepasa fase II HO


Bom dia pessoal, como vão vocês? 


Espero que tudo bem, bao então la vamos nos para uma nova postagem de um trabalho que eu tenho que ser sincero com vocês, imaginei que era quase imposivel de ser feitos, não por que eu não tenha vontade, mas sim pelo enorme grau de dificuldade deste projeto.

A coisa não he brincadeira, isso me tomou mais de 350 horas soh na modelagem iniciais. Abase deste projeto foi uma carcaça de GE70t totalmente modificada, picotada e alongada. Tive que cortar a altura da cabine, alongar o corpo longo, fazer novas caixas de bateria, d'água no teto, na lateral do corpo longo tb, sem dizer as caixas dos quatro areieros nos truques.

Ééééé a coisa ate este momento estava soh iniciando, munido de plantas e milhares de fotos eu dei inicio ao projeto, confeccao dos acabamentos dos truques, suspencao nas laterais dos mesmo, limpatrilhos, a coisa soh foi piorando qdo vi que tinha que arrumar os faróis redondos para a cooper, mas onde arrumaria esses benditos??? não foi brincadeira naum, pesquisei em todos os fabricantes americanos, nacionais e entre outros, resultado??? ninguém tinha nada similar, já desanimado, precisava ainda achar mais coisa como os redutores e motor para a maquina. 


A luz veio no final do túnel mesmo rs, pois a maquina doadora dos redutores e motor foi uma kato rsc-2, e olhando de frente para a carcaça eu notei la os faróis redondos, obaaaa né, nem tanto, tinham que ser retirados de la e trasplantados na cooper, bom comecei por eliminar os faróis quadrados da GE70t e no lugar deixei um buraco na parte da frente e na parte de traz. Peguei a carcaça de rsc-2 e comecei a retirar os faróis com o máximo do extremo cuidado, pois qualquer errinho ali danificaria os acabamentos dos faróis e eu ficaria na mão novamente.

Inicialmente queria retira-los da forma como eles são redondos, mas analisando vi que existiria a possibilidade de danifica-los, o jeito foi cortar um quadrado e adapta-los na cooper, feito isso e depois de colados e com acabamento feito por massa, eu me dei por satisfeito nessa etapa. Próxima etapa fechar a grade da frente da Gézinha. Retirei ela com uma dremel e no lugar colei uma placa de estireno para fechar o buraco, inicialmente queria fechar com massa somente, mas não ficaria um serviço ao nível do projeto, então decidi por cortar e colar uma nova placa la mesmo.

A próxima etapa foi o chassis, feitos do zero em estireno, fiz com as medidas corretas para que o corpo longo pudesse ser bem assentado no mesmo, chassis feito então era o momento de instalar os redutores, mas minha nossa senhora, outra dor de cabeça estava soh comencando, os redutores tem as medidas corretas entre eixos para a cooper, mas infelizmente a torre do redutor estava muito recuada, pois o redutor foi projetado para uma outra maquina, vendo isso deixei de lado e só depois de dois dias comecei a ver como resolver essa banana.


O único jeito encontrado foi cortar a base do redutor e transferir a mesma na engrenagem do truque na parte da frente, opa testei e deu certo rs. Masssss la vamos nos novamente, os redutores ficaram corretos  na maquina, mas o gigantesco motor da kato que é fora do normal não coube la no espaço entre as duas torres, não tinha como mesmo, os flywheels do motor são enormes e grande, qual o jeito encontrado??? simples, retirar os dois flywheels e no lugar deles deixar apenas um lado com o volante e no outro lado somente a ponta do eixo ligada diretamente do cardam com o redutor. Na ponta que ficou o volante foi instalado um flywheel de atlas s1. Na outra ponta que ficou o eixo ligado diretamente no redutor foi usado um cardam móvel daqueles que encontramos nos modelos da Proto 2000.


É amigos, essa maquina he uma salada, se formos analizar temos peças de kato, atlas, proto2000, bachmann etc. bom depois de resolver o problema com os redutores, motor e chassis foi o momento de fechar a maquina e começar a verificar as medidas para ver se altura dela estava na escala, para a minha decepcao ela nao ficou na escala em relacao a altura, o problema??? os rodeiros da kato rsc-2 sao altos demais, tinham que ser substituídos por outros, mas onde arrumar isso? comecei uma pesquisa intenção em busca de rodeiros H33, mas todas que eu consegui arrumar não podiam ser instaladas pelo fato de não serem padrão para captar energia dos trilhos.

A ajuda veio do Ricardo melo araujo, ele me disse para procurar por rodeiros kato, e bingo, eram os rodeiros que eu precisava mesmo, pois os conectores são quase idênticos aos da kato rsc-2, na kato tive que tirar as engrenagens das rodas e os novos rodeiros foram instalados nas engrenagens da rsc-2, deu tudo certo, o detalhe he que a maquina abaixo bem mesmo, ao ponto da tampa da caixa de engrenagem do redutor pasmem encostar nos frogs dos jacarés dos AMV's, não he carro rebaixado na fixa, mas maquina baixouuuu bem mesmo. Medindo tudo ainda descobri que por um erro meu o teto da cabine ficou um pouco alto por não ter tido a oportunidade de medir a maquina in loco.

Primeira versão da CooperBessemer antes da reforma que foi toda refeita.

Bom já cansado desse projeto decidi ir a frente assim mesmo e mandei pro Fabiano Louzada terminar o estreitamento da cabine, pintura e detalhamento. Ao primeiro momento gostei da maquina, mas ao medir a maquina in loco no patio de campinas na ABPF vi que a medida do teto da cabine ficou errada, assim como os acabamentos dos truques na parte da frente da maquina, éééé não me dei por satisfeito e comecei a cortar os acabamento dos truques ate chegar na medida correta deles, consegui arrumar esse abacaxi, o outro abacaxi era na altura do teto da cooberbessemer, esse não teve jeito, mandei pro Louzada novamente e la com as minhas instrucoes a acertos quase que diários conseguimos chegar num resultado satisfatorio, desta vez com a cabine corrigida, truques e altura e uma nova pintura foi o momento de fazer duas peças que estavam faltando nos truques, na cooperbessemer a mesma possui duas meias luas no truque da frente e uma meia lua no truque da cabine, feito isso instalei na maquina e me dei por satisfeito.

Ainda faltou mais duas coisas a serem feitas nessa maquina e que estou providenciando, as 4 escadas e mais 4 cilindros de freios nos truques, eu prometo a mim mesmo que depois disso tudo instalado nunca mais irei me arriscar a fazer outra cooper rsrsrs. Para terminar esse projeto com chave de ouro de verdade começei um novo projeto e esse foi complicado também, instalar o dcc com som na maquina, sabem aquela velha historia de colocar 50 pessoas dentro de um fusca, pois bem, é mais ou menos isso rsrs. Não me perguntem como, mas consegui instalar um falante com caixa de 25mmx16mm dentro da maquina com um suporte que eu criei e uma nova plataforma para o decoder de som da loksound.



Versão definitiva da cooperbessemer já com os truques, teto, cabine e janelas modificadas.






Bão, ééé isso ae amigos, projeto finalizado 99% pois faltam as escadas e os cilindros de freio. Fiz um video com bastante detalhes da cooper bessemer com direito a buzinadas rsrsrs.

Atualmente a maquina a verdadeira 3128 esta nas mãos da ABPF com intencoes de deixar a mesma operacional novamente, quem sabe num futuro não muito distante poderemos ver lindas fotos e vídeos da 3128 rodando novamente, são meus votos de sucesso para a ABPF.

Pessoal, segue o link para o video que eu produzi da minha cooperzinha, espero que gostem, não se esqueçam de se inscrever no meu canal do YouTube e dar aquele Joinha para promover o video e o Canal também, novos vídeos de outras maquinas e novos projetos em breve mesmo.




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